VOLTA ÀS AULAS

CATEGORIAS

 

As férias estão chegando ao fim, é hora de voltar à rotina. Mas o que isso significa realmente?
Se observarmos, as férias de hoje estão muito diferentes das que nós tínhamos quando crianças.
Em nossa fase de infância, tínhamos férias em família, onde nossos pais curtiam conosco durante um período estabelecido, hoje as crianças sabem quando saem de férias e quando retornam as aulas, mas como será este período é uma incógnita.
Muitas vezes é possível no máximo uma semana para a família estar junta relaxando, aproveitando e porque não dizer se aproximando para se conhecer melhor, o restante do tempo filhos precisam se adaptar a rotina de trabalho dos pais ou ficam na companhia de parentes e amigos (o que pode ser divertido, mas não é o mesmo que estar com os pais em um momento de troca e proximidade).
Enfim, muitas vezes esta mudança de rotina mesmo prazerosa pode se tornar cansativa, por isso é importante que as crianças retornem a suas casas com alguma antecedência, para que possam se reorganizar calmamente antes de voltar às aulas.
O ideal é que pelo menos uma semana antes do início das aulas elas possam começar a organizar seu sono, tanto com relação à hora de deitar como com a hora de levantar, antecipando gradativamente ambos os horários.
Outra dica é com relação ao material escolar e uniforme. Se a família for viajar, procure deixar tudo organizado antes de ir, confira a lista de materiais, tenha certeza que tudo foi adquirido e devidamente identificado, esses cuidados com certeza deixarão seu filho mais tranquilo e evitará que ele se sinta constrangido se algo for solicitado e por algum motivo não estiver com ele.
Se por acaso não for possível disponibilizar todo o material solicitado no prazo que a escola pedir, comunique a professora já no primeiro dia de aula e principalmente converse com seu filho a respeito, para que ele não seja pego de surpresa se a professora questioná-lo.
Ao combinar um prazo para entregar o que estiver faltando, procure cumpri-lo ou vá avisando a professora se está sendo possível ou não.
O que é importante saber é que não ter o material necessário, no momento em que a professora pede gera stress e ansiedade.
Por essa razão, também é fundamental que a professora saiba lidar com essas situações em sala de aula, tendo o cuidado de não expor seu aluno no grupo, pois não ter o material solicitado pode ser desde um simples esquecimento como dificuldade da família para adquiri-lo.
As crianças devem participar ativamente da organização tanto material que vai para escola quanto do que ela deve colocar na mochila, os pais devem estar por perto e observar com a criança o que deve ser levado a cada dia, mas quem organiza a mochila é a criança.
No caso de escola nova, leve seu filho antes do início das aulas para uma visita, e no primeiro dia de aula pergunte se ele quer que você entre junto ou se prefere entrar sozinho. Faça-o sentir-se confiante, pois é um momento de enfrentar o novo, o desconhecido, com certeza essa situação gera ansiedade que pode ser bem ou mal administrada, dependendo de como foi conduzida a troca e a chegada ao novo ambiente.
Enfim voltar às aulas geralmente é motivo para excitação e ansiedade, normalmente positivas. Se por alguma razão seu filho estiver desconfortável com este retorno, converse com ele, pois é importante que se sinta confortável e acolhido no lugar onde passará metadede seu dia por um longo tempo de sua vida.
Por essa razão é fundamental a participação da família, não só neste período inicial, mas durante toda a fase escolar, pois se os pais demonstram confiança e tranquilidade com relação à escolha da escola e mostram interesse em participar quando são chamados, quando convidados por seus filhos e na realização das tarefas de casa, estarão contribuindo para estabilidade emocional(habilidade social, comportamento) e segurança para aprender.
Bom retorno a todos!

Pp. Anelise Delpino
Psicopedagoga Clínica e Institucional
Terapeuta Familiar
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental da Infância e Adolescência