♦ Aulas presenciais / online síncronas, com professores interagindo com os alunos; ♦ Modalidade das aulas a escolha do aluno; ♦ Conteúdo das aulas gravado e disponível por 6 meses após a finalização do Curso; ♦ Especialização reconhecida pelo MEC; ♦ Professores Mestres e Doutores.
O Curso de Formação ou Especialização em TCC na Infância e Adolescência do InTCC – Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar – constituiu-se numa consistente e efetiva oportunidade para os terapeutas que desejam iniciar-se na arte da terapia com crianças e adolescentes. Agora em formato híbrido, esse Curso oferece um caminho para terapeutas de diferentes orientações aprenderem os múltiplos recursos que hoje em dia existem para a abordagem dos problemas da infância e da adolescência.
O corpo docente é constituído por experientes especialistas na abordagem clínica dos problemas dessa área, reconhecidos nacionalmente, além de convidados internacionais que enriquecem o Curso com sua expertise. A qualidade do conhecimento ministrado por todos esses professores, soma-se a oportunidade de observar a prática clínica através de aulas em sala de espelho ou de vídeos de entrevistas realizadas com pacientes de nossa instituição.
Mas tem mais: além dos módulos mensais, nossos alunos têm a oportunidade de acompanhar semanalmente as reuniões de nosso Ambulatório de Infância, onde são realizadas pelos professores entrevistas em salas de espelho e onde são discutidos casos interessantes supervisionados os atendimentos realizados por nossos alunos. Essa oportunidade que oferecemos de que os alunos possam exercitar sua prática clínica sob supervisão é um dos diferenciais mais relevantes de nossa Especialização.
O Curso compõe-se de 24 módulos mensais, além da participação semanal no Ambulatório de Infância do InTCC e da possibilidade de prática clínica supervisionada.
Você pode optar por fazer o curso na modalidade de Formação, ou Especialização em Terapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência com ou sem Ênfase em Prática Clínica.
Certificação: Ao cumprir todas as exigências acadêmicas, o aluno receberá o Certificado de Conclusão do Curso de Especialização em Terapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência pelo InTCC e o Certificado de Especialização reconhecido pelo MEC*, conferido pela FAMAQUI conforme os termos da Resolução CNE/CES nº 01/2007, emitidos em parceria entre as instituições por meio da Secretaria Acadêmica. *Sistema do Ministério da Educação – MEC (Portaria 004-2015) através da FAMAQUI – Faculdade Mario Quintana (Portaria MEC n° 191/2015).
Este curso é o ponto de partida para a sua evolução. Descubra seu potencial nesta jornada transformadora!
Psicólogo (CRP: 07/05716). Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUC-RS. Terapeuta Cognitivo. Doutorando na Universidade do Algarve. Professor pesquisador na área das Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais. Conferencista internacional com ênfase em Psicoterapias Cognitivas na Infância, Transtorno de Estresse pós-traumático, Regulação Emocional, Prevenção em Saúde Mental e Educação Socioemocional. Professor convidado do Mestrado da Universidade Autônoma de Barcelona. Autor e Co-autor de diversas obras na área das Terapias Cognitivas, dentre elas “Transtorno de Estresse Pós-Traumático: da neurobiologia à terapia cognitiva (Editora Casa do Psicólogo). Consultor da Forças Armadas para TEPT. Consultor empresarial na área de TEPT. Sócio e diretor de Ensino do InTCC. Coordenador do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais e do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência do InTCC, presente em 15 cidades brasileiras. Membro fundador e presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), biênio 2005-2007. Diretor do Instituto TRI de Educação Socioemocional. Presidente do antigo Concriad, atual Concriart- Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas da infância e adolescência.
Luiz Carlos Prado é médico psiquiatra, especialista em Psiquiatria Infantil pela ABP, Terapeuta de Famílias e Casais e Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais, atuando como professor e supervisor dos Cursos de Terapia Familiar e de Casais e de Terapias Cognitivo-Comportamentais do InTCC – Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar, de Porto Alegre e de vários Estados do Brasil. Autor de “O ser terapeuta” (2002), “Amor e violência nos casais e nas famílias” (2004), “Entre a realidade e os sonhos – o desafio das famílias com bebês” (2006), coautor dos livros “Trabalhando com crianças e suas famílias – Casos clínicos ilustrados” (2010), Trabalhando com crianças e suas famílias: Histórias Terapêuticas (2012). Autor de “As múltiplas faces da Infidelidade Conjugal” (2012) e coautor de “De minha boca saem cobras e lagartos”; “A menina Aprisionada” (2013). “A Derrota dos Medos” (2016); “Toninho e a poção da falsa felicidade” (2016). “Tocmínio” (2017); “O menino tecnológico (2018)” e “O menino que não podia chorar (2019)”.
Psicóloga clínica, especialista em Terapia Familiar e de Casais e em Terapia Cognitivo-Comportamental, sendo professora e supervisora junto aos Cursos de Terapia Familiar e de Casais em Terapias Cognitivo-Comportamentais do InTCC- Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar, de Porto Alegre e de vários Estados do Brasil. Co-coordena o Ambulatório e o Curso de Especialização em TCC na Infância e Adolescência dessa instituição. Adriana é certificada pela EMDRIA – International Association – e membro da EMDR-Brasil. Coautora dos livros Trabalhando com crianças e suas famílias – Casos clínicos ilustrados” (2010). Trabalhando com crianças e suas famílias: Histórias Terapêuticas (2012) “De minha boca saem cobras e lagartos”; “A menina Aprisionada” (2013); “A disputa dos pensamentos” (2015) “A Derrota dos Medos” (2016); “Toninho e a Poção da Falsa Felicidade” (2016); “Tocmínio” (2017); “O menino tecnológico (2018)” e “O menino que não podia chorar (2019)”.
Psicóloga – CRP/RS 07/09903; Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Unisinos e pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC); Docente na área de TCC em mais de dez estados brasileiros; Conferencista internacional com ênfase em Psicoterapias Cognitivas na Infância; Autora e Co-autora de diversas obras-referência na área das Terapias Cognitivas; Diretora Administrativa do InTCC/RS; Coordenadora do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais e do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência do InTCC; Diretora do Instituto TRI de Educação Socioemocional.
PÚBLICO-ALVO
Psicólogos, Médicos e Terapeutas de Família e estudantes do último ano da graduação em Psicologia ou Medicina.
HORÁRIOS
Aulas teóricas: uma vez por mês, aos sábados, das 8h30 às 17h30.
Supervisão Clínica: semanalmente, todas as sextas-feiras, das 10h às 12h, OU às terças-feiras, às 18h30 (opção do aluno).
Espelho Clínico: uma vez por mês, às sextas-feiras, das 20h às 22h.
DATAS
Início em 30 de agosto de 2025
INVESTIMENTO
Matrícula:
R$400,00 até maio/25 | R$500,00 até junho/25 | R$ 600,00 à partir de julho/25.
Mensalidade Especialização COM ênfase (100h de atendimento no Ambulatório do InTCC): 24 mensalidades de R$ 690,00
Mensalidade Especialização COM ênfase (100 fichas de atendimentos de pacientes particulares): 24 mensalidades de R$ 890,00
Mensalidade Especialização COM ênfase (50h de atendimento no Ambulatório do InTCC + 50h de fichas de atendimento de paciente particular): 24 mensalidades de R$ 795,00
Mensalidade Especialização SEM ênfase: 24 mensalidades de R$ 690,00 (sem horas de atendimento)
Mensalidade Formação: 24 mensalidades de R$590,00 (sem horas de atendimento)
Formas de pagamento: Matrícula via pix e mensalidades via boleto bancário, com vencimento sempre no dia 10 de cada mês!
♦ Para alunos de Porto Alegre e grande POA, possibilidade de Bolsa parcial! ♦ Pagamento à vista – 10% de desconto ♦ Sócios da FBTC – desconto de 20% somente na matrícula
LOCAIS
CURSO ONLINE HÍBRIDO – AO VIVO
secretariachicago.intcc@gmail.com
(51) 3237.9713 / (51) 99229.9387