♦ Aulas presenciais / online síncronas, com professores interagindo com os alunos; ♦ Modalidade das aulas a escolha do aluno; ♦ Conteúdo das aulas gravado e disponível durante a duração do Curso; ♦ Especialização reconhecida pelo MEC; ♦ Professores Mestres e Doutores.
O Curso de Formação ou Especialização em TCC na Infância e Adolescência do InTCC – Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar – constituiu-se numa consistente e efetiva oportunidade para os terapeutas que desejam iniciar-se na arte da terapia com crianças e adolescentes. Agora em formato híbrido, esse Curso oferece um caminho para terapeutas de diferentes orientações aprenderem os múltiplos recursos que hoje em dia existem para a abordagem dos problemas da infância e da adolescência.
O corpo docente é constituído por experientes especialistas na abordagem clínica dos problemas dessa área, reconhecidos nacionalmente, além de convidados internacionais que enriquecem o Curso com sua expertise. A qualidade do conhecimento ministrado por todos esses professores, soma-se a oportunidade de observar a prática clínica através de aulas em sala de espelho ou de vídeos de entrevistas realizadas com pacientes de nossa instituição.
Mas tem mais: além dos módulos mensais, nossos alunos têm a oportunidade de acompanhar semanalmente as reuniões de nosso Ambulatório de Infância, onde são realizadas pelos professores entrevistas em salas de espelho e onde são discutidos casos interessantes supervisionados os atendimentos realizados por nossos alunos. Essa oportunidade que oferecemos de que os alunos possam exercitar sua prática clínica sob supervisão é um dos diferenciais mais relevantes de nossa Especialização.
O Curso compõe-se de 24 módulos mensais, além da participação semanal no Ambulatório de Infância do InTCC e da possibilidade de prática clínica supervisionada.
Venha viver essa experiência!
Você pode optar por fazer o curso na modalidade de Formação, ou Especialização em Terapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência *com ou sem* Ênfase em Prática Clínica. Qual a diferença entre estas modalidades?
1. Curso de Especialização em TCC na Infância e Adolescência (sem ênfase em prática clínica):
Reconhecido pelo MEC;
SEM prática clínica.
COM presença semanal nos encontros de supervisão, onde o aluno assiste às supervisões e não participa ativamente.
COM presença nas aulas (módulos), de forma síncrona ou assistindo posteriormente no AVA.
COM a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso, que será realizado no 4º semestre do curso.
2. Curso de Especialização em TCC na Infância e Adolescência com Ênfase em Prática Clínica:
Reconhecido pelo MEC;
COM prática clínica: 100 horas de atendimento (opções de cumprimento das horas abaixo)
COM participação ativa semanal nos encontros de supervisão, onde serão discutidos os casos em atendimento.
COM presença nas aulas (módulos), de forma síncrona ou assistindo posteriormente no AVA.
COM entrega do Trabalho de Conclusão de Curso, que será realizado no 4º semestre do curso.
Ao cursar a Especialização com Ênfase em Prática Clínica, você poderá escolher o formato do cumprimento das horas de atendimento:
2.1.Particular: Supervisionar os casos clínicos atendidos por você em consultório particular, preenchendo 100 fichas de atendimento no período de 2 anos (25 fichas por semestre).
2.2Ambulatório do InTCC: Atender e supervisionar os casos clínicos do Ambulatório do InTCC. Nesse caso, você disponibiliza horários para atendimento de acordo com sua disponibilidade (modalidade on-line ou presencial), recebe os Pacientes do nosso Ambulatório e supervisiona os casos. (100h de atendimento)
2.3.Misto: Supervisionar os casos clínicos atendidos por você em consultório particular (50 fichas de atendimento), e atender e supervisionar os casos clínicos do Ambulatório do InTCC. (50h de atendimento).
3. Curso de Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência:
• NÃO é Reconhecido pelo MEC;
• COM presença nas aulas (módulos), de forma síncrona ou assistindo posteriormente no AVA.
• SEM prática clínica no ambulatório do InTCC.
• SEM participação semanal nos encontros de supervisão.
• SEM a entrega do TCC.
Certificação: Ao cumprir todas as exigências do Curso de Especialização, será conferido ao aluno o Certificado de Conclusão do Curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência pelo InTCC e Certificado de Especialização do MEC – conferido pela FAMAQUI. A modalidade de curso de Formação será certificada pelo InTCC.
Psicólogo (CRP: 07/05716). Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUC-RS. Terapeuta Cognitivo. Doutorando na Universidade do Algarve. Professor pesquisador na área das Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais. Conferencista internacional com ênfase em Psicoterapias Cognitivas na Infância, Transtorno de Estresse pós-traumático, Regulação Emocional, Prevenção em Saúde Mental e Educação Socioemocional. Professor convidado do Mestrado da Universidade Autônoma de Barcelona. Autor e Co-autor de diversas obras na área das Terapias Cognitivas, dentre elas “Transtorno de Estresse Pós-Traumático: da neurobiologia à terapia cognitiva (Editora Casa do Psicólogo). Consultor da Forças Armadas para TEPT. Consultor empresarial na área de TEPT. Sócio e diretor de Ensino do InTCC. Coordenador do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais e do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência do InTCC, presente em 15 cidades brasileiras. Membro fundador e presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), biênio 2005-2007. Diretor do Instituto TRI de Educação Socioemocional. Presidente do antigo Concriad, atual Concriart- Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas da infância e adolescência.
Luiz Carlos Prado é médico psiquiatra, especialista em Psiquiatria Infantil pela ABP, Terapeuta de Famílias e Casais e Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais, atuando como professor e supervisor dos Cursos de Terapia Familiar e de Casais e de Terapias Cognitivo-Comportamentais do InTCC – Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar, de Porto Alegre e de vários Estados do Brasil. Autor de “O ser terapeuta” (2002), “Amor e violência nos casais e nas famílias” (2004), “Entre a realidade e os sonhos – o desafio das famílias com bebês” (2006), coautor dos livros “Trabalhando com crianças e suas famílias – Casos clínicos ilustrados” (2010), Trabalhando com crianças e suas famílias: Histórias Terapêuticas (2012). Autor de “As múltiplas faces da Infidelidade Conjugal” (2012) e coautor de “De minha boca saem cobras e lagartos”; “A menina Aprisionada” (2013). “A Derrota dos Medos” (2016); “Toninho e a poção da falsa felicidade” (2016). “Tocmínio” (2017); “O menino tecnológico (2018)” e “O menino que não podia chorar (2019)”.
Psicóloga clínica, especialista em Terapia Familiar e de Casais e em Terapia Cognitivo-Comportamental, sendo professora e supervisora junto aos Cursos de Terapia Familiar e de Casais em Terapias Cognitivo-Comportamentais do InTCC- Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar, de Porto Alegre e de vários Estados do Brasil. Co-coordena o Ambulatório e o Curso de Especialização em TCC na Infância e Adolescência dessa instituição. Adriana é certificada pela EMDRIA – International Association – e membro da EMDR-Brasil. Coautora dos livros Trabalhando com crianças e suas famílias – Casos clínicos ilustrados” (2010). Trabalhando com crianças e suas famílias: Histórias Terapêuticas (2012) “De minha boca saem cobras e lagartos”; “A menina Aprisionada” (2013); “A disputa dos pensamentos” (2015) “A Derrota dos Medos” (2016); “Toninho e a Poção da Falsa Felicidade” (2016); “Tocmínio” (2017); “O menino tecnológico (2018)” e “O menino que não podia chorar (2019)”.
Psicóloga – CRP/RS 07/09903; Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Unisinos e pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC); Docente na área de TCC em mais de dez estados brasileiros; Conferencista internacional com ênfase em Psicoterapias Cognitivas na Infância; Autora e Co-autora de diversas obras-referência na área das Terapias Cognitivas; Diretora Administrativa do InTCC/RS; Coordenadora do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais e do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência do InTCC; Diretora do Instituto TRI de Educação Socioemocional.
PÚBLICO-ALVO
Psicólogos, Médicos e Terapeutas de Família e estudantes do último ano da graduação em Psicologia ou Medicina.
HORÁRIOS
Aula Semanal:
Supervisão Clínica, Sextas-feiras, das 10h às 12h
Aula Mensal:
Espelho Clínico, Sextas-feiras, das 20h às 22h
Aula Teórica, Sábado, das 8:30 às 17:30
DATAS
Início em 09 de agosto de 2025
INVESTIMENTO
Matrícula:
R$400,00 até maio/25 | R$500,00 até junho/25 | R$ 600,00 à partir de julho/25.
Mensalidade Especialização COM ênfase (100h de atendimento no Ambulatório do InTCC): 24 mensalidades de R$ 690,00
Mensalidade Especialização COM ênfase (100 fichas de atendimentos de pacientes particulares): 24 mensalidades de R$ 890,00
Mensalidade Especialização COM ênfase (50h de atendimento no Ambulatório do InTCC + 50h de fichas de atendimento de paciente particular): 24 mensalidades de R$ 795,00
Mensalidade Especialização SEM ênfase: 24 mensalidades de R$ 690,00 (sem horas de atendimento)
Mensalidade Formação: 24 mensalidades de R$590,00 (sem horas de atendimento)
Formas de pagamento: Matrícula via pix e mensalidades via boleto bancário, com vencimento sempre no dia 10 de cada mês!
Para alunos de Porto Alegre e grande POA, possibilidade de Bolsa parcial!
Pagamento à vista – 10% de desconto
Sócios da FBTC – desconto de 20% somente na matrícula
LOCAIS
CURSO ONLINE HÍBRIDO – AO VIVO
secretariachicago.intcc@gmail.com
(51) 3237.9713 / (51) 99229.9387