Neste curso, oferecido para alunos formados em psicologia, oferece-se a oportunidade de experiência formativa onde alunos atendem pacientes do Ambulatório do InTCC e supervisionam seus casos e práticas clínica em supervisões especializadas, conduzidas por profissionais altamente qualificados.
Essa estrutura de suporte técnico, aliada à diversidade de casos atentidos, constitui um ambiente de aprendizagem robusto e singular, cuidadosamente pensado para preparar os alunos para uma atuação clínica segura e responsável .
O curso configura-se no formato de bolsa remunerada, iniciando, assim, um processo de transição para o exercício profissional com reconhecimento financeiro gradual e estruturado. A Prática Clínica é disciplina do curso de Especialização em Terapia Cognitiva Comportamental e ao concluir essa extensão o aluno conclui o equivalente a 80% das horas de atendimento clínico supervisionado da Especialização.
O curso tem duração de 1 ano e as vagas são limitadas.
Psicóloga clínica, especialista em Terapia Familiar e de Casais e em Terapia Cognitivo-Comportamental, sendo professora e supervisora junto aos Cursos de Terapia Familiar e de Casais em Terapias Cognitivo-Comportamentais do InTCC- Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar, de Porto Alegre e de vários Estados do Brasil. Co-coordena o Ambulatório e o Curso de Especialização em TCC na Infância e Adolescência dessa instituição. Adriana é certificada pela EMDRIA – International Association – e membro da EMDR-Brasil. Coautora dos livros Trabalhando com crianças e suas famílias – Casos clínicos ilustrados” (2010). Trabalhando com crianças e suas famílias: Histórias Terapêuticas (2012) “De minha boca saem cobras e lagartos”; “A menina Aprisionada” (2013); “A disputa dos pensamentos” (2015) “A Derrota dos Medos” (2016); “Toninho e a Poção da Falsa Felicidade” (2016); “Tocmínio” (2017); “O menino tecnológico (2018)” e “O menino que não podia chorar (2019)”.
Psicólogo (CRP: 07/05716). Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUC-RS. Terapeuta Cognitivo. Doutorando na Universidade do Algarve. Professor pesquisador na área das Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais. Conferencista internacional com ênfase em Psicoterapias Cognitivas na Infância, Transtorno de Estresse pós-traumático, Regulação Emocional, Prevenção em Saúde Mental e Educação Socioemocional. Professor convidado do Mestrado da Universidade Autônoma de Barcelona. Autor e Co-autor de diversas obras na área das Terapias Cognitivas, dentre elas “Transtorno de Estresse Pós-Traumático: da neurobiologia à terapia cognitiva (Editora Casa do Psicólogo). Consultor da Forças Armadas para TEPT. Consultor empresarial na área de TEPT. Sócio e diretor de Ensino do InTCC. Coordenador do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais e do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência do InTCC, presente em 15 cidades brasileiras. Membro fundador e presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), biênio 2005-2007. Diretor do Instituto TRI de Educação Socioemocional. Presidente do antigo Concriad, atual Concriart- Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas da infância e adolescência.
Luiz Carlos Prado é médico psiquiatra, especialista em Psiquiatria Infantil pela ABP, Terapeuta de Famílias e Casais e Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais, atuando como professor e supervisor dos Cursos de Terapia Familiar e de Casais e de Terapias Cognitivo-Comportamentais do InTCC – Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar, de Porto Alegre e de vários Estados do Brasil. Autor de “O ser terapeuta” (2002), “Amor e violência nos casais e nas famílias” (2004), “Entre a realidade e os sonhos – o desafio das famílias com bebês” (2006), coautor dos livros “Trabalhando com crianças e suas famílias – Casos clínicos ilustrados” (2010), Trabalhando com crianças e suas famílias: Histórias Terapêuticas (2012). Autor de “As múltiplas faces da Infidelidade Conjugal” (2012) e coautor de “De minha boca saem cobras e lagartos”; “A menina Aprisionada” (2013). “A Derrota dos Medos” (2016); “Toninho e a poção da falsa felicidade” (2016). “Tocmínio” (2017); “O menino tecnológico (2018)” e “O menino que não podia chorar (2019)”.
Psicóloga – CRP/RS 07/09903; Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Unisinos e pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC); Docente na área de TCC em mais de dez estados brasileiros; Conferencista internacional com ênfase em Psicoterapias Cognitivas na Infância; Autora e Co-autora de diversas obras-referência na área das Terapias Cognitivas; Diretora Administrativa do InTCC/RS; Coordenadora do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais e do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência do InTCC; Diretora do Instituto TRI de Educação Socioemocional.
PÚBLICO-ALVO
Psicólogos (recentemente) formados
HORÁRIOS
Supervisão: terça-feira 15h30
Atendimentos em horários alternativos
DATAS
Processo seletivo em novembro/2025
LOCAIS
INTCC PORTO ALEGRE (Chicago)
secretariachicago.intcc@gmail.com
(51) 3237.9713 / (51) 99229.9387