Jogos eletrônicos deixam as pessoas mais violentas?

CATEGORIAS

Vai dizer, todo mundo já ouviu falar disso de uma forma ou de outra, não é verdade? Na TV, no rádio e por aí vai… mas a questão ainda é pertinente: jogos violentos deixam as pessoas mais violentas? Se as crianças jogarem muito GTA irão sair por aí repetindo as coisas do jogo?

Esta temática foi o assunto do vídeo do nosso estagiário Gabriel Costa, em seu canal 2psi no Youtube. Vale ressaltar que o teste de conclusão de curso de Gabriel foi baseado em estudos para tentar responder a pergunta do título. Muitos dados interessantes apareceram durante a pesquisa, sendo um dos maiores resultados o seguinte: trata-se de uma causa multifatorial.

Família, círculos de amizade, redes de apoio, ambiente escolar e muitas outras coisas influenciam diretamente e indiretamente na questão da manifestação de comportamentos violentos ou comportamentos desadaptativos.

Em meio ao período em que vivemos torna-se uma temática imprescindível de se compreender e estudar cada vez mais. Muitas crianças, adolescentes e até jovens adultos, tendo que passar mais tempo dentro de casa, encontram alternativas de lazer voltados ao videogame, isto é, ao consumo destes universos virtuais e ambientes multiplayer.

Os jogos podem viciar? Jogar online produz mais estímulos violentos do que jogos single-player? Tudo isso, junto com um unboxing de Playstation 5, podem ser encontrados no vídeo: https://www.youtube.com/embed/9mn1kJptdNg