Instituto

Missão

Nossa missão principal é oferecer qualificação aos profissionais da área da saúde e educação através de aportes teóricos e práticos, incentivando a pesquisa e promovendo um atendimento clínico especializado e acolhedor à população.

Visão

Buscar permanentemente ser uma instituição de referência em sua área de atuação, consolidando a posição de respeito e qualificação conquistada por sua equipe.

Valores

Ética;
Acolhimento;
Comprometimento;
Dedicação;
Aperfeiçoamento constante;
Visão integrativa;
Respeito às diferenças.

Equipe Diretiva

Local

O InTCC – Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar – é composto por uma equipe com uma visão abrangente e integradora, com longa tradição de ensino, pesquisa e prática clínica na área das Terapias Cognitivo-Comportamentais e da Terapia Familiar.

O InTCC conta com um espaço amplo, agradável e aconchegante, onde funcionam Cursos de Especialização, de Formação e aprimoramento profissional, bem como Estágios de Psicologia.

Com o mesmo espírito de seriedade e dedicação que a equipe sempre trabalhou, construiu uma sede que possui confortáveis salas de aula e de atendimento, um auditório e uma biblioteca. Além disso, foi criado um espaço de convivência, com uma pequena cafeteria, para nutrir e aquecer encontros entre funcionários, alunos, professores e equipe diretiva e para proporcionar conforto e aconchego para os pacientes, além de uma livraria para alimentar o conhecimento de todos que ali frequentem.
A equipe do InTCC sente-se realizada e orgulhosa com essa conquista e espera que você sinta a Instituição como se fosse sua própria casa.

Estrutura

O InTCC dispõe de completa infraestrutura para realização de atendimento em psicoterapia individual de adultos, crianças e adolescentes, bem como de casais e famílias. Também dispõe de estrutura completa para realização de Avaliação Psicológica e Psicopedagógica por equipes especializadas, além de espaço especial para realização de sessões com uso de espelho unidirecional.

Possui também um auditório onde podem-se realizar eventos com convidados nacionais ou internacionais, que contribuem para enriquecer o aprendizado e a formação dos colegas da casa ou de outras instituições.

SOBRE ABRAÇAR EM TEMPOS DE COVID-19

Abraços são uma das formas mais importantes que as pessoas têm de expressarem seu carinho umas pelas outras. Esse gesto de encontro frontal dos corpos é tipicamente humano, pois é possível graças à nossa condição, única na natureza, de seres bípedes. Sabemos que um abraço de vinte segundos ou mais pode liberar hormônios que estimulam o apego entre as pessoas, reforçando seus vínculos amorosos. Agora, em tempos de isolamento social, estamos impedidos de abraçar nossos queridos. Como viver sem isso? Como fazer para expressar nosso carinho pelas pessoas a quem amamos?

Esse é um desafio fantástico. Temos acompanhado pela imprensa a incrível criatividade das pessoas na busca de expressar seus afetos de formas diferentes. Hoje ainda vi mensagens sendo projetadas num prédio, falando de amor entre namorados, pedidos de casamento ou netos expressando seu carinho aos avós que não podem visitar. As sacadas de prédios transformam-se, em muitos momentos, num espaço de envio de mensagens de todo tipo, desde canções, atividades físicas compartilhadas, cartazes ou comunicações verbais. São todas tentativas de superação do isolamento e de expressão de carinho e solidariedade. Mas como podemos abraçar em tempos de COVID-19?

Penso que tudo isso que citei acima são formas de abraço. Hoje, por exemplo, recebi uma mensagem de um colaborador que senti como um abraço, tanto carinho e amorosidade estavam contidos nela. Palavras também podem abraçar! Gestos como o coração feito com os dedos das mãos, mensagens projetadas em prédios, vídeos lindos enviados pelo whats ou por email, todas são formas de carinho e de amor. Assim, desejo que sintam também essa minha mensagem como um grande abraço carinhoso!

Luiz Carlos Prado

Vídeo Renato Caminha - Um dos diretores do INTCC