Inscrição realizada com sucesso, retornaremos assim que possível
A necessidade fisiológica de nutrir-se vem acompanhada de subjetividades e expectativas vinculadas ao alimento e ao ato de alimentar-se.
A anamnese e o manejo dos conflitos alimentares exigem habilidades e competências profissionais para além do conhecimento teórico oferecido pela academia. A subjetividade das escolhas alimentares já é conhecida, tais como a cultura, as emoções e a cognição; assim como as evidências científicas acerca da aplicabilidade das técnicas de abordagem comportamental na clínica. Porém, percebe-se a necessidade de integrar o conhecimento técnico da abordagem comportamental ao manejo clínico em nutrição.
Essa lacuna foi o que deu origem à proposta do curso de Especialização em Clínica de Conflitos Alimentares.
Para a construção da estrutura curricular do curso foi realizada uma extensa revisão das melhores práticas oferecidas no tratamento de pessoas com sofrimento em relação à alimentação. O conteúdo está estruturado em oito eixos, sendo as disciplinas distribuídas de forma complementar. São eles:
Eixo I – Fundamentos e Interfaces do Comportamento Alimentar: Emoção, Cognição e Cultura: Apresenta uma revisão teórica sobre fatores determinantes do comportamento humano para, posteriormente, aplicá-lo à análise da conduta alimentar.
Eixo II – Contrato Terapêutico e Competências para o Atendimento Clínico das Demandas do Comportamento Alimentar: Trata dos elementos que suscitam o contrato terapêutico e as habilidades de comunicação.
Eixo III – O Adoecimento da Função Alimentar: bases, conceitos e classificação: Aborda os pré-requisitos conceituais necessários ao aprofundamento teórico em conflitos alimentares a partir da classificação dessas perturbações de acordo com a literatura científica.
Eixo IV – Construção e Vulnerabilidades do Vínculo Alimentar na Infância: Dedica-se ao estudo dos processos envolvidos na construção do vínculo alimentar e vulnerabilidades, apontando para determinantes ambientais e de transgeracionalidade.
Eixo VI – Intervenções Transdisciplinares Aplicadas ao Comportamento Alimentar: Define e exemplifica o uso comum e ético, por nutricionistas e psicólogos, dos recursos terapêuticos para equilíbrio do comportamento alimentar, em frentes de trabalho distintas e complementares.
Eixo VII – Abordagens Terapêuticas Aplicadas ao Comportamento Alimentar: psicologia baseada em evidências: Apresenta as principais tendências em psicoterapia comportamental, exemplificadas por meio de casos de conflitos alimentares.
Eixo VIII – Self Profissional: Aborda a interface da história de vida dos alunos relacionadas ao comportamento alimentar com situações sensíveis e dificuldades no atendimento dessas questões.
Objetivos: Formar especialistas competentes e éticos na aplicação dos recursos da terapia cognitivo-comportamental em conflitos alimentares.
Matrícula: R$ 500,00
Mensalidade: 24 parcelas de R$ 630,00
*10% de desconto para ex aluno do InTCC
Telefone e e-mail do InTCC para mais informações.