Inscrição realizada com sucesso, retornaremos assim que possível
Curso on-line e síncrono, via zoom.
A utilização dos recursos artísticos e expressivos com finalidades terapêuticas nasceu nos primórdios de 1800, com Johann Christian Reil, que defendia um tratamento mais humano na psiquiatria que incluísse a arte, os sons, a escrita, desenhos e diversos outros elementos como formas de comunicação dos conteúdos internos de seus pacientes. Alguns anos mais tarde, também em contexto psicoterápico, inicia a utilização da arte como ferramenta de acesso ao inconsciente, com psiquiatras como Fusarc (1906) e, mais tarde, a importância da arte como possibilidade de expressão de conteúdos inconscientes de pacientes aparece bastante na obra de Freud, que serviu de legado para Jung. Este, por sua vez, passa a aprofundar os estudos sobre as funções da arte e fez um amplo uso dos recursos artísticos como ferramentas de acesso ao inconsciente de seus pacientes através do universo simbólico, observando que a expressão pela arte não só favorecia o acesso a conteúdos do inconsciente, como também ajudava a materializar as imagens dos sonhos e fantasias, permitindo que estas imagens produzidas pudessem ajudar a compreender e transformar estes conteúdos a elas associados.
No Brasil, discípula de Jung, a psiquiatra Nise da Silveira, também percebeu o potencial estruturante e organizador da arte e tornou-se um ícone na luta contra as práticas extremamente desumanas da época, como eletrochoque e lobotomia, enfatizando o valor da arte como instrumento de trabalho na área da saúde mental. Nos anos 70, a psicóloga Natalie Rogers cria um modelo de utilização dos mais variados recursos expressivos no setting terapêutico, ao qual chamou de Conexão Criativa e, quase na mesma época, profissionais da abordagem sistêmica também percebem os benefícios da utilização destes recursos com indivíduos, famílias e casais. Logo em seguida, profissionais da TCC também introduziram elementos da arte no seu fazer e muitos outros psicólogos e psiquiatras colaboraram para a construção do arcabouço teórico que hoje dispomos para o estudo e sedimentação da ARTEPSICOTERAPIA CLÍNICA.
O que é ArtePsicoterapia Clínica?
ArtePsicoterapia Clínica é uma intervenção psicoterápica, um processo de tratamento de aspectos emocionais e psicopatologias, ou seja: é psicoterapia com utilização de algumas ferramentas a mais, que são justamente os materiais e recursos expressivos oriundos da arte. Desta forma, pode-se tratar transtornos de ansiedade, de humor, do espectro obsessivo-compulsivo, ideação suicida, abuso, trauma, transtornos alimentares, transtornos do neurodesenvolvimento, processos que abarquem questões cognitivas ou de desenvolvimento global, ou condições que exijam adaptação emocional e/ou que envolvam problemas relacionais e educacionais.
OBJETIVOS:
Gerais
O curso de especialização em ARTEPSICOTERAPIA CLÌNICA visa preparar o profissional para intervir de modo profilático e/ou psicoterapêutico, utilizando materiais e recursos expressivos no seu fazer cotidiano, em diversos contextos, seja na área social, na saúde, educação, comunidades ou instituições, com indivíduos, famílias, casais ou grupos, em qualquer fase do ciclo vital e onde houver demanda.
Específicos
-Fornecer uma estrutura teórica que embase o fazer artepsicoterapêutico;
-Instrumentalizar o aluno através da experimentação dos mais variados materiais e recursos expressivos utilizáveis no ambiente psicoterapêutico;
-Estimular a criatividade através de vivências com os mais diversos materiais;
-Auxiliar o despertar de habilidades e de competências pessoais, trabalhando o self do artepsicoterapeuta;
-Apoiar o potencial de autoconhecimento e percepção do próprio aluno, através de recursos artísticos.
O curso foi organizado para levar ao aluno conhecimento teórico e prático sobre a utilização dos mais variados recursos expressivos e materiais plásticos no setting psicoterapêutico. Neste sentido, o aluno experimenta cada material de modo vivencial, percebendo suas potencialidades, possibilidades, indicações, limitações ou contra-indicações. Ou seja, o self do terapeuta é trabalhado concomitantemente ao processo de aprendizagem, resultando em uma experiência profunda de autoconhecimento, ao mesmo tempo em que o aluno sente os estímulos em seu próprio processo criativo.
O curso de Pós-Graduação em Artepsicoterapia Clínica foi concebido para preparar profissionais sensíveis e capacitados a trabalhar em prol da saúde global do indivíduo, seja no contexto familiar, social, institucional e/ou comunitário, desenvolvendo seu trabalho de psicoterapia lançando mão da arte como ferramenta auxiliar no processo de comunicação entre paciente e psicoterapeuta.
Duração do curso: 360 horas.
Solicitamos os seguintes documentos para a efetivação da matrícula:
• Diploma de graduação (1 cópia autenticada EM CARTÓRIO. Este documento é EXIGIDO para envio do certificado de Especialista ao final do curso)
• Histórico escolar do Curso de Graduação (1 cópia)
• Registro Geral (RG), CPF e comprovante de residência (1 cópia)
• Certificado de reservista militar (1 cópia)
• Carteira do CRP ou CREMERS (1 cópia)
Todos os documentos deverão ser enviados digitalmente para: curso.intcc@gmail.com
Disciplinas:
Módulo 1 – Fundamentos Históricos e Filosóficos: o uso da arte em psicoterapia
Módulo 2 – Criatividade: exploração e investigação do processo criador
Módulo 3 – Potencialidades dos Recursos Expressivos I: O desenho
Módulo 4 – Potencialidades dos Recursos Expressivos II: A pintura
Módulo 5 – Potencialidades dos Recursos Expressivos III: Modelagem e instalações
Módulo 6 – Potencialidades dos Recursos Expressivos IV: A música, a voz e a psique
Módulo 7 – Potencialidades dos Recursos Expressivos V: Os contos, a linguagem poética e a escrita terapêutica
Módulo 8 – Potencialidades dos Recursos Expressivos VI: Movimento, imagem do corpo e expressão
Módulo 9 – Potencialidades dos Recursos Expressivos VII: Psicodrama e teatro das sombras
Módulo 10 – A arte na prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida
Módulo 11 – Atelier terapêutico
Módulo 12 – Iconologia e história da Arte
Módulo 13 – Cognição e Arte: Um diálogo entre a Neurociência e a Artepsicoterapia
Módulo 14 – Recursos expressivos na escola e na educação inclusiva
Módulo 15 – Abordagens da psicologia e a artepsicoterapia
Módulo 16 – Dinâmica de grupos
Módulo 17 – Potenciais subjetivantes da Arte
Módulo 18 – A Arte, a psicoterapia, as tecnologias e o universo virtual
Módulo 19 – Trabalho do Self do terapeuta
Módulo 20 – Supervisão
Matrícula: 400,00 a partir de julho.
Mensalidade: 20 x R$ 600,00 | Disponível parcelamento em 30 x. Consultar juros.
Formas de pagamento: Matrícula via pix e mensalidades via boleto bancário, com vencimento sempre no dia 10 de cada mês!
Telefone e e-mail do InTCC para mais informações.