Núcleos

NAPSE – Núcleo de Atendimento e Promoção de Saúde em Sexualidade e Gênero

A diversidade sexual e de gênero têm sido discutidas tanto nos meios acadêmicos quando sociais nos últimos anos. Essa diversidade tem pluralizado às formas como as pessoas se identificam como homens, mulheres e diversas outras possibilidades, assim como as narrativas relativas às orientações sexuais.

Entretanto, em 2011 o Estado brasileiro divulga sua pesquisa relacionada à violência e demonstra que Em média no Brasil, são reportadas 18,65 denúncias por dia sobre violações de direitos dos LGBT e os que mais sofrem são homens jovens de 15 a 29 anos. Além disso, a maioria dos acusados são ou familiares (38%) ou vizinhos (32%) das vítimas, que sofrem violência verbal e física, humilhação, discriminação e negligência. Dados internacionais apontam o Brasil como um dos países com mais mortes de travestis e transexuais do mundo, contabilizando 483 mortes entre os anos de 2008 a 2013.

A partir disto, o NAPSE foi criado para oferecer atendimento especializado à população LGBT e também a temática da sexualidade em geral. Além do caráter inovador, pois não há nenhum espaço de atendimento psicológico nessa temática no Rio Grande do Sul, o NAPSE oferece supervisão aos profissionais que trabalham com as temáticas da sexualidade e gênero, assim como a pesquisa para que os dados e trabalhos do núcleo possam ser publicados e sirvam de estímulo para novos centros e aprendizagem no atendimento clínico da diversidade.

Os Serviços oferecidos pelo NAPSE são:

– Psicoterapia Individual

– Psicoterapia de Casal e Família

– Psicoterapia de Grupo

– Supervisão Profissional

– Pesquisa Clínica

– Seminários teórico-práticos no atendimento da Sexualidade, Diversidade Sexual e Gênero

– Workshops para Instituições de Ensino e Comunidade
Facebook : NapseIntcc

 

ENCONTROS: todas quartas-feiras, das 19:30 às 21:00, no InTCC.

Gostou deste curso? Entre em contato conosco:

Equipe

  • Eduardo Lomando

    Psicólogo | Professor | Supervisor

    Psicólogo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre (PUCRS) e Doutor (UFRGS) em Psicologia Social, Docente do curso de Psicologia da FADERGS, Especialista em Psicoterapia de abordagem sistêmico-cognitiva de pessoas, casais e famílias, fundador do Grupo de Apoio a Famílias e Amigos de LGBT no SOMOS/Poa e do Comitê de Diversidade Sexual da AGATEF. Coordenador do NAPSE – Núcleo de Atendimento e Promoção de Saúde em Sexualidade e Gênero no InTCC.

  • Aneron de Avila Canals

    Sócio-fundador | Diretor Clínico | Psiquiatra | Professor | Supervisor

    Médico Psiquiatra;

    Mestre em psicologia clínica;

    Especialista em terapia cognitivo-comportamental;

    Terapeuta certificado pela FBTC;

    Treinamento avançado em terapia racional emotiva comportamental;

    Diretor clínico do InTCC;

    Professor e supervisor dos cursos de especialização em terapia cogntivio-comportamental e de família e casais do InTCC;

    Coordenador do NCA – Núcleo do Comportamento Alimentar;

    Coordenador do NAPSE – Núcleo de Atendimento e Promoção de Saúde em Sexualidade e Gênero no InTCC.

     

     

  • Maria Cristina Gobbo

    Psicóloga | Professora | Supervisora

    Psicóloga pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Formação em Terapia Sistêmica, Formação continuada em Psicoterapia de Familia pela Accademia di Psicoterapia della Famiglia/Roma, participante do Treinamento em Psicoterapia Cognitivo-comportamental com grupo do Beck Institute. Psicoterapeuta sexual, individual, de casal e família. Coordenadora do Napse – Núcleo de Atendimento e Promoção a Saúde em Sexualidade e Gênero.