Você sabe o que são bases de dados científicas?

CATEGORIAS

Bases de Dados são frequentemente confundidas com Bancos de Dados.  Enquanto os últimos se referem a um arquivo de computador, aberto em Excel ou outro programa compatível, para registrar dados obtidos numa pesquisa (como idade ou nível de sintomas de depressão, por exemplo), os primeiros se tratam de Repositórios de Publicações Científicas. Esses repositórios estão vinculados somente a revistas científicas – o que significa dizer que as revistas científicas vinculadas aos repositórios estão na verdade Indexadas a eles. Uma revista científica só é indexada a uma Base de Dados Científica se for considerada de qualidade e de credibilidade. Sendo assim, ao fazermos uma pesquisa em uma Base de Dados (Pubmed/ Medline, Scielo, Bireme, PsychINFO, etc.), podemos ter a certeza de que estamos localizando artigos científicos, os quais, via de regra, são normalmente revisados por, pelo menos, dois pareceristas (revisores). Esse processo agrega qualidade ao material produzido pelos autores que publicam nessas revistas.

Já um recurso tal como o Google Acadêmico, por exemplo, não se trata de um repositório, e sim de uma ferramenta de busca. Sendo assim, por mais que essa ferramenta venha sendo aprimorada ao longo dos anos, ainda é possível que você, ao fazer uma busca ali, encontre um material que não se trate de uma publicação no formato de um artigo científico.

Ficou curioso? Recomendamos então quatro sites com informações adicionais.

Para entender melhor o que são Bases de Dados Científicas

Para uma lista de bases de dados

Caso você queira uma orientação prática para a busca em bases de dados, acesse biblioteca Unesc e facer.

Quer saber mais sobre pesquisas científicas e sobre como se manter tecnicamente atualizado, de forma confiável, venha para o Núcleo de Práticas Baseadas em Evidências (NPBE).

Encontros semanais, às quintas-feiras, entre 10 e 12h.