NAPSE – Núcleo de Atendimento e Promoção de Saúde em Sexualidade e Gênero

CATEGORIAS

A sexualidade humana e as relações de gênero são dois aspectos que podem tanto criar grande sofrimento quanto serem as portas para promoção de saúde nas relações humanas.

O Napse, núcleo de atendimento e promoção de saúde e sexualidade e gênero, vem trabalhando há mais de quatro anos com essas temáticas. Ao longo desse tempo, ainda percebemos o quanto esses dois assuntos são tabus.

Existe um grande avanço com relação as possibilidades de ser mulher na nossa sociedade, entretanto, é ainda bastante restrito o que é possível se pensar sobre o que é ser homem. Da mesma forma, diversos avanços legais e culturais fazem com que a diversidade sexual e a diversidade de gênero tenham momentos de ápice na atualidade. Por outro lado, movimentos conservadores e o aumento da violência verbal e física têm se demonstrado como constantes ameaças, relatadas nos atendimentos de gays, lésbicas, bissexuais, hétero-flexíveis, trans, intersex e qualquer outra da auto declaração de diversidade.

Estamos vivendo uma realidade de paradoxos. Mas, como psicólogos e psicólogas, seguimos trabalhando para promover a dignidade e a saúde numa relação de liberdade da sexualidade e nas construções de gênero.



Preencha seus dados e prossiga x