O curso de formação em avaliação e intervenção na neurodiversidade vem suprir lacunas referentes a capacitação e treinamento de psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e psiquiatras para as principais demandas do mercado de trabalho referentes ao atendimento de pessoas dentro do Espectro Autista. Altamente prevalente, este e demais transtornos do neurodesenvolvimento encontram barreiras técnicas quando falamos de abordagens baseadas em evidências. A população neurodiversa necessita e tem direito assegurado por Lei às práticas clínicas consideradas “padrão ouro”, no entanto, percebemos uma falha na indicação e na intervenção clínica que hoje é ofertada a essa população, o que impacta diretamente na evolução e prognóstico de cada caso.
Com o objetivo de capacitar e qualificar profissionais da saúde o InTCC através de seu Núcleo de TEA, oferece este curso que tem duração mínima de 1 ano e possui prática clínica supervisionada, para qualificar ainda mais a formação destes profissionais. O diferencial deste curso de formação encontra-se na extensa carga horária prática supervisionada, realizada por profissionais mestres e/ou doutores com reconhecida expertise, além das aulas síncronas online ao vivo (teóricas e práticas) com professores qualificados. As aulas práticas totalizam 30 horas e são divididas em
diversas metodologias ativas, assegurando os objetivos de aprendizagem.
De relevância social indiscutível, contamos ainda neste curso com um cronograma diferenciado que engloba o que há de mais atual relacionado ao tema, incluindo amplo treinamento para avaliação e intervenção de pacientes (crianças e adultos) e famílias atípicas, além do selo de qualidade InTCC.
Psicólogo (CRP: 07/05716). Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUC-RS. Terapeuta Cognitivo. Doutorando na Universidade do Algarve. Professor pesquisador na área das Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais. Conferencista internacional com ênfase em Psicoterapias Cognitivas na Infância, Transtorno de Estresse pós-traumático, Regulação Emocional, Prevenção em Saúde Mental e Educação Socioemocional. Professor convidado do Mestrado da Universidade Autônoma de Barcelona. Autor e Co-autor de diversas obras na área das Terapias Cognitivas, dentre elas “Transtorno de Estresse Pós-Traumático: da neurobiologia à terapia cognitiva (Editora Casa do Psicólogo). Consultor da Forças Armadas para TEPT. Consultor empresarial na área de TEPT. Sócio e diretor de Ensino do InTCC. Coordenador do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais e do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência do InTCC, presente em 15 cidades brasileiras. Membro fundador e presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), biênio 2005-2007. Diretor do Instituto TRI de Educação Socioemocional. Presidente do antigo Concriad, atual Concriart- Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas da infância e adolescência.
Psicóloga desde 2001 (PUCRS); Mestre em Medicina (HSLPUCRS); Especialista em Neuropsicologia (PUCRS) e Terapia Cognitivo Comportamental (PUCRS). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância (CBI of Miami) e Formação em Terapia de Esquemas (Wainer). Possui especialização também em Análise Aplicada do Comportamento-ABA. Coordenadora do curso de formação em práticas baseadas em evidências em TEA (InTCC). Coordenadora, professora e supervisora do núcleo InTEA (InTCC), Atua como livre docente de Pós Graduação; com avaliação Neuropsicológica e com Terapia Cognitivo-Comportamental. Tem experiência em docência de ensino superior e pós graduação desde 2015; Coordenação de Curso de Graduação e Pós-graduação desde 2018, além de supervisão de estágios, gestão e de Clínica Escola, capacitação de professores em metodologias ativas de ensino e produção de portfólios acadêmicos. Possui experiência como conteudista de disciplinas EAD. Possui larga experiência como psicóloga clínica hospitalar no HSLPUCRS (Centro de Obesidade Metabólica e Ambulatório de Epilepsia) e HCPA (LIPES-Laboratório Interdisciplinas de Pesquisa do Sono). Trabalhou como Docente e Coordenadora do Curso de Psicologia da FADERGS (2015-2022), da Uniritter (2020-2022) e Coordenação de Grande Área (humanas e saúde) na FADERGS (2021-2022). Trabalhou como gestora de unidade de proteção à infância e como coordenadora de políticas publicas para livre orientação sexual (Prefeitura de POA). Trabalhou como Psicóloga Social pelo PAIF (Governo Federal).
PÚBLICO-ALVO
Psicólogos e estudantes de psicologia do último semestre, pedagogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e médicos psiquiatras.
HORÁRIOS
Quintas-feiras quinzenais, das 18h às 22h.
DATAS
Início dia 04 de abril de 2024!
INVESTIMENTO
Matrícula: 200,00 ou 100,00 para alunos do InTCC
Mensalidade: 10x de 450,00
LOCAIS
CURSO ONLINE
curso.intcc@gmail.com
(51) 3237-9713
Endereço:
Telefone e e-mail do InTCC para mais informações.
Inscreva-se
Realize sua inscrição no curso agora mesmo!
Inscreva-se aqui