Núcleos

NADE – Núcleo de Atendimento e Capacitação em Dependência Química

O objetivo do núcleo é oferecer aos profissionais e estudantes, conhecimento para que estes possam atuar na prevenção, tratamento e gerenciamento de casos de comportamentos relacionados aos transtornos por uso de substâncias psicoativas.Informar sobre: aspectos biológicos, sociais e psicológicos das drogas psicotrópica, relacionados às diferentes linhas de tratamento dos transtornos por uso de substâncias psicoativas; comorbidades psiquiátricas; avaliação e diagnósticos; aspectos farmacológicos e noções básicas de prevenção.

 

Atividades que compõem o núcleo:

Grupo de Estudos Contínuo em Dependência Química.

Assuntos a serem abordados:

– Classificação diagnóstica

– Gerenciamento de caso/Comorbidades Psiquiátricas

– Tratamento Multidisciplinar x Plano de Tratamento Individual

– Manejo de casos graves / pacientes em risco.

Serviço de Atendimento e Consultoria para profissionais, no manejo e encaminhamento de pacientes usuários de álcool e outras drogas. 

Produção de trabalhos científicos com supervisão para apresentação em Simpósios e Congressos.

 

O núcleo ocorre quinzenalmente nas quintas-feiras, das 19h30 as 21h.

Gostou deste curso? Entre em contato conosco:

Equipe

  • Lysa Remy

    Psicóloga

    Possui graduação em Psicologia (1995) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestrado (2002) em Psicologia, doutorado (2013) e pós-doutorado (2015) em Ciências Médicas: Psiquiatria, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou fellow (National Institute on Drug Abuse / National Institute of Health USA) pela Universidade da Pensilvânia (Filadélfia, USA, 2016). Atualmente é docente, no curso de Mestrado Profissional em prevenção e assistência a usuários de álcool e outras drogas, realizado pelo Hospital de Clinicas de Porto Alegre (HCPA). Faz Pós Doutorado pelo Centro de Pesquisa em Álcool e outras Drogas /HCPA/UFRGS. Atua no desenvolvimento e execução de projetos em parceria com instituições de ensino nacionais e internacionais tais como: Universidade de Miami e Universidade da Pensilvânia, tendo como ênfase principalmente temas relacionados a saúde pública, comportamentos de risco para HIV e outras DSTs, uso e abuso de drogas e seus prejuízos associados.