Núcleos

InSAP – Serviço de Avaliação Psicológica do InTCC

O InSAP é um serviço integrado ao InTCC que realiza avaliação psicológica de crianças, adolescentes, adultos e idosos, analisando o impacto de contextos potencialmente prejudiciais ao desenvolvimento individual. A avaliação psicológica é realizada em um curto período de tempo e contribui para a condução de serviços em outras áreas da saúde, inclusive neurologia, psiquiatria e psicoterapia, além de auxiliar profissionais da educação em decisões acerca de estratégias pedagógicas e de adaptação escolar.

No processo de avaliação, são utilizados instrumentos validados pelo Conselho Federal de Psicologia e registrados no SATEPSI, assim como entrevistas clínicas e técnicas psicológicas para o levantamento de indicadores diagnósticos e de resiliência individual a fatores contextuais. Para tanto, identifica-se a integridade do funcionamento cognitivo, intelectual e emocional, incluindo aspectos neuropsicológicos, elementos de personalidade, indicadores psicopatológicos e fatores estressores.

Ao final da avaliação, é oferecido ao avaliando e aos profissionais implicados um relatório (laudo psicológico) com a descrição detalhada dos procedimentos utilizados, hipóteses diagnósticas (descritivas e classificatórias) e sugestões de encaminhamento. Esses encaminhamentos incluem tratamentos disponíveis para o restabelecimento da funcionalidade e gerenciamento de possíveis dificuldades encontradas.

Reunião técnica e seminários teóricos: sextas-feiras das 8h30min às 10h.

Equipe:

Juliana Amaral Medeiros

Gustavo Ramos Silva

Patrícia Basso

Carolina Maiato de Lima

 

Gostou deste curso? Entre em contato conosco:

Equipe

  • Gustavo Ramos Silva

    Psicólogo integrante do grupo de pesquisa Cognição, Emoção e Comportamento e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Tem sua ênfase em Psicologia Cognitiva, pesquisando principalmente os seguintes temas: Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapia de Exposição por Realidade Virtual, Neuropsicologia e Psicologia Cognitiva Experimental.

  • Juliana Amaral Medeiros

    Psicóloga

    Psicóloga clínica (CRP 07/24104), supervisora, especialista em Terapias Cognitivo-comportamentais (InTCC), Coordenadora do Serviço de Avaliação Psicológica do InTCC (InSAP). Professora em disciplinas de Psicopatologia, Avaliação Psicológica, Terapia Cognitivo-comportamental e Terapia do Esquema. Atua nas áreas de Psicoterapia Cognitivo-comportamental de crianças, adolescentes e adultos, Avaliação Psicológica no contexto clínico e organizacional e Avaliação Neuropsicológica.

  • Patrícia Basso

    Advogada – OAB/RS 84330. Acadêmica de Psicologia pela PUCRS, Estagiária de Psicologia Clínica do InTCC, membro do Serviço de Avaliação Psicológica do InTCC – InSAP. Colaboradora no grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP-SARP/UFRGS) e ex-colaboradora no Grupo de Pesquisa em Processos Cognitivos (GPPC/PUCRS). Tem como foco de estudo Terapia Cognitivo-comportamental, Avaliação Psicológica e Psicologia Jurídica.

  • Carolina Maiato de Lima

    Psicóloga

    * Psicóloga pela PUCRS;

    * Bolsista de Iniciação Científica PIBIC no Grupo de Pesquisa Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitivo Comportamental no projeto “Efetividade da Terapia De Reciclagem Infantil no tratamento de sintomatologia depressiva e/ou ansiosa”;

    * Estagiária em Psicologia Clínica no InTCC – Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar.