Núcleos

InSAP – Serviço de Avaliação Psicológica do InTCC

O InSAP é um serviço integrado ao InTCC que realiza avaliação psicológica de crianças, adolescentes, adultos e idosos, analisando o impacto de contextos potencialmente prejudiciais ao desenvolvimento individual. A avaliação psicológica é realizada em um curto período de tempo e contribui para a condução de serviços em outras áreas da saúde, inclusive neurologia, psiquiatria e psicoterapia, além de auxiliar profissionais da educação em decisões acerca de estratégias pedagógicas e de adaptação escolar.

No processo de avaliação, são utilizados instrumentos validados pelo Conselho Federal de Psicologia e registrados no SATEPSI, assim como entrevistas clínicas e técnicas psicológicas para o levantamento de indicadores diagnósticos e de resiliência individual a fatores contextuais. Para tanto, identifica-se a integridade do funcionamento cognitivo, intelectual e emocional, incluindo aspectos neuropsicológicos, elementos de personalidade, indicadores psicopatológicos e fatores estressores.

Ao final da avaliação, é oferecido ao avaliando e aos profissionais implicados um relatório (laudo psicológico) com a descrição detalhada dos procedimentos utilizados, hipóteses diagnósticas (descritivas e classificatórias) e sugestões de encaminhamento. Esses encaminhamentos incluem tratamentos disponíveis para o restabelecimento da funcionalidade e gerenciamento de possíveis dificuldades encontradas.

Reunião técnica e seminários teóricos: sextas-feiras das 12h às 13h.

Equipe:

Juliana Amaral Medeiros

Gustavo Ramos Silva

Patrícia Basso

Tamíris Kreibich

Monique Tassinari

Caroline Beckencamp

Marina Yates

João Campos

 

Gostou deste curso? Entre em contato conosco:

Equipe

  • Gustavo Ramos Silva

    Psicólogo integrante do grupo de pesquisa Cognição, Emoção e Comportamento e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Tem sua ênfase em Psicologia Cognitiva, pesquisando principalmente os seguintes temas: Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapia de Exposição por Realidade Virtual, Neuropsicologia e Psicologia Cognitiva Experimental.

  • Juliana Amaral Medeiros

    Psicóloga

    Psicóloga (CRP 07/24104), Especialista em Terapias Cognitivo-comportamentais (InTCC), Coordenadora e Supervisora do Serviço de Avaliação Psicológica do InTCC (InSAP). Atua nas áreas de Psicoterapia Cognitivo-comportamental de crianças, adolescentes e adultos, Avaliação Psicológica no contexto clínico e organizacional e Avaliação Neuropsicológica. Ministra cursos e workshops nas áreas de Psicopatologia, Avaliação Psicológica, Terapia Cognitivo-comportamental e Terapia do Esquema.

  • Patrícia Basso

    Advogada – OAB/RS 84330. Acadêmica de Psicologia pela PUCRS, Estagiária de Psicologia Clínica do InTCC, membro do Serviço de Avaliação Psicológica do InTCC – InSAP. Colaboradora no grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP-SARP/UFRGS) e ex-colaboradora no Grupo de Pesquisa em Processos Cognitivos (GPPC/PUCRS). Tem como foco de estudo Terapia Cognitivo-comportamental, Avaliação Psicológica e Psicologia Jurídica.

  • Tamíris Kreibich

    Psicóloga (CRP 07/23722) graduada pela UFRGS, Especialista em Avaliação Psicológica pela UFRGS e Pós-graduanda em Terapias Cognitivo-comportamentais pelo InTCC. Atua em consultório com abordagem em terapia cognitivo-comportamental e Avaliação Psicológica no contexto clínico e organizacional. Integrante do Serviço de Avaliação Psicológica do InTCC – InSAP.

  • João Campos

    Psicólogo

    Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2017). Graduou-se em psicologia em 2014 pela Universidade Federal do Ceará, com período sanduíche na University of Kansas. Atualmente, é doutorando em psicologia pela UFRGS e realiza especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo INTCC. Os seus principais interesses são na área de Terapia Cognitivo-Comportamental, Avaliação Psicológica e Psicologia Positiva.

  • Monique Lauermann Tassinari

    Psicóloga

    Psicóloga Clínica (CRP 07/24730). Atua nas áreas de Psicologia Clínica, Psicodiagnóstico e ministra cursos e palestras no contexto organizacional e educacional. É membro do Serviço de Avaliação Psicológica do InTCC (InSAP). Graduada pelo Centro Universitário Metodista do Sul (IPA). Formada no curso de Aperfeiçoamento de Terapia Cognitivo Comportamental tema também da especialização em andamento. Associada da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas – FBTC.

Anterior
Próximo