Cursos

Grupo de Estudo Contínuo e Supervisão de Casos Difíceis

O Curso

A escola participa cada vez mais cedo da vida das crianças e trabalha na perspectiva de dar ênfase não só ao desenvolvimento dos conhecimentos científicos, mas também à formação da subjetividade, construção de valores e promoção da saúde mental. Estas, portanto, são metas relevantes do processo educativo, que contribuem para a formação de uma sociedade mais justa e equilibrada. Neste sentido, o NAES busca colaborar com a comunidade escolar, promovendo o estudo e o aprofundamento de assuntos que instigam os educadores, bem como a supervisão de casos considerados difíceis.

 

Objetivo: Estudo de temas que desafiam educadores e supervisão de casos difíceis, contribuindo para atender os objetivos e as demandas da comunidade escolar.

 

Temas:

–        Regulação emocional: fundamentação teórica e intervenção no âmbito escolar.

–       TRI Preventivo: como desenvolver a competência socioemocional na escola?

–       A contação de histórias como instrumento educativo de prevenção à saúde mental.

–       Explosões de raiva e agressividade do aluno: como o educador deve agir?

–        Disciplina na escola: desafios e possibilidades.

–       TDAH: o que mais se pode fazer em sala de aula?

–        Aprendendo Habilidades Sociais na escola.

–        Gênero e sexualidade na escola: quebrando tabus!

–        Prevenção ao uso e abuso de drogas:  o fazer educativo que possibilita melhores resultados.

–       Aluno portador de necessidades especiais: como realizar a verdadeira inclusão em sala de aula?

Mais informações pelo email:
naes.intcc@gmail.com

Público Alvo

Psicólogos, Psicopedagogos, Orientadores Educacionais e Educadores  interessados em  temas escolares, como: educação sócio-emocional, gênero e sexualidade, dificuldades de aprendizagem, necessidades especiais, etc.  

Horário

Encontros quinzenais nas terças-feiras das 18h30min às 20h.

Datas

Início dos encontros: 06/06/2017

Reconhecido por

InTCC e NAES

Investimento

R$ 100,00 (mensalidade)

Local

InTCC
Av. Plínio Brasil Milano, 232
Higienópolis - Porto Alegre/RS
(51) 30223006 / (51) 30226009
Ver no mapa






  • Carolina Maiato de Lima

    Psicóloga

    * Graduanda em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) do 9º semestre;

    * Bolsista de Iniciação Científica PIBIC no Grupo de Pesquisa Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitivo Comportamental no projeto “Efetividade da Terapia De Reciclagem Infantil no tratamento de sintomatologia depressiva e/ou ansiosa”;

    * Estagiária em Psicologia Clínica no InTCC – Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar.

  • Danielle Roos

    Psicóloga

    Graduada em Psicologia (Universidade São Marcos – São Paulo/ 2010); Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental para Crianças e Adolescentes (Centro de Estudos de Terapia Cognitivo-Comportamental – São Paulo/ 2012); Pós graduada em Saúde Mental (Universidade Católica de Campo Grande/ 2014); Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental (conclusão em 2017).

    Ocupação atual: Chefe da Seção de Psicologia do Hospital de Aeronáutica de Canoas, Investigadora de Acidentes Aeronáuticos – Fator Humano da Força Aérea Brasileira e Psicóloga Clínica.

  • Luciane Costa dos Santos

    Psicopedagoga

    Licenciatura Plena em Pedagogia com ênfase em Orientação Educacional e Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio pela FAPA, Psicopedagoga Clínica e Institucional pela FAPA, Terapeuta de Família e de Casal pelo Instituto da Família de Porto Alegre.
  • Marina Gusmão Caminha

    Diretora Administrativa | Sócia-fundadora | Psicóloga | Professora | Supervisora

    Psicóloga – CRP/RS 07/09903;

    Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Unisinos e pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC);

    Docente na área de TCC em mais de dez estados brasileiros;

    Conferencista internacional com ênfase em Psicoterapias Cognitivas na Infância;

    Autora e Co-autora de diversas obras-referência na área das Terapias Cognitivas;

    Diretora Administrativa do InTCC/RS;

    Coordenadora do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais e do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência do InTCC;

    Diretora do Instituto TRI de Educação Socioemocional.

  • Susana Dornelles

    Sócia | Psicóloga | Professora | Supervisora

    • Psicóloga – CRP 07/08169
    • Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental
    • Formação em Terapia EMDR
    • Treinamento básico em TREC
    • Especialista em Orientação Educacional
    • Mestre em Educação
  • Zandra Elisa Argüello

    Psicóloga

    Psicóloga pela Universidade Nacional Autônoma da Nicarágua (UNAN). Mestre em Educação, na linha Gênero,  Sexualidade e Infância, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Educação Infantil pela UFRGS. Formanda do curso Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência pelo InTCC.

Anterior
Próximo


  • Carolina Maiato de Lima

    Psicóloga

    * Graduanda em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) do 9º semestre;

    * Bolsista de Iniciação Científica PIBIC no Grupo de Pesquisa Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitivo Comportamental no projeto “Efetividade da Terapia De Reciclagem Infantil no tratamento de sintomatologia depressiva e/ou ansiosa”;

    * Estagiária em Psicologia Clínica no InTCC – Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar.

  • Danielle Roos

    Psicóloga

    Graduada em Psicologia (Universidade São Marcos – São Paulo/ 2010); Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental para Crianças e Adolescentes (Centro de Estudos de Terapia Cognitivo-Comportamental – São Paulo/ 2012); Pós graduada em Saúde Mental (Universidade Católica de Campo Grande/ 2014); Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental (conclusão em 2017).

    Ocupação atual: Chefe da Seção de Psicologia do Hospital de Aeronáutica de Canoas, Investigadora de Acidentes Aeronáuticos – Fator Humano da Força Aérea Brasileira e Psicóloga Clínica.

  • Luciane Costa dos Santos

    Psicopedagoga

    Licenciatura Plena em Pedagogia com ênfase em Orientação Educacional e Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio pela FAPA, Psicopedagoga Clínica e Institucional pela FAPA, Terapeuta de Família e de Casal pelo Instituto da Família de Porto Alegre.
  • Marina Gusmão Caminha

    Diretora Administrativa | Sócia-fundadora | Psicóloga | Professora | Supervisora

    Psicóloga – CRP/RS 07/09903;

    Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Unisinos e pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC);

    Docente na área de TCC em mais de dez estados brasileiros;

    Conferencista internacional com ênfase em Psicoterapias Cognitivas na Infância;

    Autora e Co-autora de diversas obras-referência na área das Terapias Cognitivas;

    Diretora Administrativa do InTCC/RS;

    Coordenadora do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais e do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência do InTCC;

    Diretora do Instituto TRI de Educação Socioemocional.

  • Susana Dornelles

    Sócia | Psicóloga | Professora | Supervisora

    • Psicóloga – CRP 07/08169
    • Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental
    • Formação em Terapia EMDR
    • Treinamento básico em TREC
    • Especialista em Orientação Educacional
    • Mestre em Educação
  • Zandra Elisa Argüello

    Psicóloga

    Psicóloga pela Universidade Nacional Autônoma da Nicarágua (UNAN). Mestre em Educação, na linha Gênero,  Sexualidade e Infância, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Educação Infantil pela UFRGS. Formanda do curso Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência pelo InTCC.

Anterior
Próximo

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESTE CURSO

Inscreva-se preenchendo
com seus dados o
formulário ao lado.