Cursos

Curso de Proficiência em Supervisão Clínica

O Curso

Justificativa:

A competência do terapeuta exige fundamentação teórica e prática terapêutica. Neste sentido, a supervisão clínica constitui-se em instrumento valoroso para o desenvolvimento das competências em terapias cognitivo-comportamentais. Uma das grandes dificuldades existentes para promover a capacitação do terapeuta é a escassez na formação de supervisores, capazes de integrar momentos de aprendizagem com base no conhecimento, na habilidade técnica e na relação terapêutica. Desta forma, o InTCC inova, propondo um curso de Proficiência em Supervisão Clínica, cujo foco recai sobre as atividades de ensino-aprendizagem, necessárias à formação e desenvolvimento das competências do supervisor em TCCs. O aluno será capacitado para tornar-se um supervisor clínico na área das terapias cognitivas.

 

Descrição da estrutura do curso:

Composto de aulas teóricas e téorico-práticas. Os alunos terão módulos sobre os fundamentos teóricos das terapias cognitivas, relacionados ao ato de supervisão clínica. Serão trabalhados os protocolos mais conhecidos de supervisão em voga nas TCCs. Cabe ao aluno ser supervisionado em seus atendimentos, atuar como supervisor de alunos de pós-graduação do InTCC, atuar como supervisor virtual de um atendimento realizado em sala de espelho ou vídeo de atendimentos de pacientes do InTCC e, finalmente, atuar como supervisor clínico dos alunos da pós no InTCC ou estagiários.

 

 

Pré-requisito:

Ser especialista em psicoterapias cognitivo-comportamentais.

 

 

Duração:

06 módulos somando 112 horas aulas teórico-práticas

 

 

Objetivo Geral:

Capacitar o terapeuta como supervisor clínico na área das terapias cognitivas, tendo por base o aprofundamento teórico de importantes conceitos das TCCs, a prática clínica e a relação com a supervisão.

 

 

Objetivos Específicos:

  • Revisitar os processos cognitivos superiores: representações, memória, crenças e esquemas mentais.
  • Aprofundar os estudos sobre as fases do desenvolvimento humano e do desenvolvimento neuropsicológico bem como as ênfases nos diferenciais em cada fase da vida.
  • Atualizar os estudos sobre tratamento combinado e as bases da
  • Exercitar a utilização dos registros de pensamentos, diagramas e protocolos clínicos supervisã
  • Vivenciar situações presenciais e virtuais de supervisão, como supervisionando e supervisor.
  • Compreender o conceito de self do terapeuta e sua relação com o processo terapêutico, tendo por base o aporte teórico das TCCs e o uso sistemático da metacognição por parte do terapeuta.

 

 

Metodologia:

O curso é essencialmente prático, porém permeado por aulas expositivo-dialogadas; supervisão presencial e virtual, supervisão em sala de espelhos, role-play e exercício de diferentes protocolos clínicos.

 

Avaliação:

             A avaliação será processual e ao longo do curso. No final o aluno deverá cumprir com as tarefas propostas ao longo do curso por seus professores.

 

 Vagas: mínimo de 10 à 14 alunos

 

Módulo 1 – Professores Renato Caminha e Marina G. Caminha

Datas: 09, 10 e 11 de julho de 2018

Carga horária: 30 horas/aula

Horário: das 9h às 18h

Conteúdos: Bases Teóricas da Supervisão Clínica, Supervisão de Casos Clínicos, Supervisão da Supervisão.

 

 

Módulo 2 – Professores Luiz Carlos Prado e Adriana Zanonato

Datas: 24 e 25 de agosto de 2018

Carga horária: 20 horas/aula

Horário: das 9h às 18h

Conteúdos: Self do Terapeuta

 

 

Módulo 3 – Professora Neiva Tein de Souza

Datas: 28 e 29 de setembro de 2018

Carga horária: 20 horas/aula

Horário: das 9h às 18h

Conteúdos: As Dimensões da Supervisão, Habilidades Técnicas, Pessoais e Sociais do Terapeuta Cognitivo, Supervisão da Supervisão.

 

 

Módulo 4 – Professor Renato Caminha

Datas: Outubro de 2018

Carga horária: 01 hora/aula por aluno via Skype

Conteúdos: Supervisão individual via Skype 

 

 

Módulo 5 – Professora Neiva Tein de Souza

Datas: 09 e 10 de novembro de 2018

Carga horária: 20 horas/aula

Horário: das 9h às 18h

Conteúdos:   Supervisão da Supervisão.

 

 

Módulo 6 – Professor Renato Caminha

Datas: 14 e 15 de dezembro de 2018

Carga horária: 20 horas/aula

Horário: das 9h às 18h

Conteúdos: Supervisão da Supervisão.

Público Alvo

Ser especialista em psicoterapias cognitivo-comportamentais.

Datas

Início: 09/07/2018

Reconhecido por

InTCC

Duração do Curso

06 módulos somando 110 horas/aulas teórico-práticas.

Investimento

Matrícula de R$ 250,00

01 parcela de R$ 1.800,00 o restante em 04 parcelas de R$ 850,00
- total por aluno R$ 5.200,00

Local

InTCC
Av. Plínio Brasil Milano, 232
Higienópolis - Porto Alegre/RS
(51) 30223006 / (51) 30226009
Ver no mapa






  • Adriana Selene Zanonato

    Sócia-fundadora | Diretora de Comunicação | Psicóloga | Professora | Supervisora

    Adriana Zanonato é psicóloga clínica, especialista em Terapia Familiar e de Casais e em Terapia Cognitivo-Comportamental, sendo professora e supervisora junto aos Cursos de Terapia Familiar e de Casais em Terapias Cognitivo-Comportamentais do InTCC- Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar, de Porto Alegre e de vários Estados do Brasil. Co-coordena o Ambulatório e o Curso de Especialização em TCC na Infância e Adolescência dessa instituição. Adriana é certificada pela EMDRIA – International Association – e membro da EMDR-Brasil. Coautora dos livros  Trabalhando com crianças e suas famílias – Casos clínicos ilustrados” (2010). Trabalhando com crianças e suas famílias: Histórias Terapêuticas (2012) “De minha boca saem cobras e lagartos” e “A menina Aprisionada” (2013). “A Derrota dos Medos” (2016); “Toninho e a Poção da Falsa Felicidade” (2016).

     

     

  • Luiz Carlos Prado

    Sócio-fundador | Diretor Geral | Psiquiatra | Professor | Supervisor

    Luiz Carlos Prado é médico psiquiatra, especialista em Psiquiatria Infantil pela ABP, Terapeuta de Famílias e Casais e Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais, atuando como professor e supervisor dos Cursos de Terapia Familiar e de Casais e de Terapias Cognitivo-Comportamentais do InTCC – Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar, de Porto Alegre e de vários Estados do Brasil. Autor de “O ser terapeuta” (2002), “Amor e violência nos casais e nas famílias” (2004), “Entre a realidade e os sonhos – o desafio das famílias com bebês” (2006), coautor dos livros “Trabalhando com crianças e suas famílias – Casos clínicos ilustrados” (2010), Trabalhando com crianças e suas famílias: Histórias Terapêuticas (2012). Autor de “As múltiplas faces da Infidelidade Conjugal” (2012) e coautor de “De minha boca saem cobras e lagartos”; “A menina Aprisionada” (2013). “A Derrota dos Medos” (2016); “Toninho e a poção da falsa felicidade” (2016).

     

  • Marina Gusmão Caminha

    Diretora Administrativa | Sócia-fundadora | Psicóloga | Professora | Supervisora

    Psicóloga – CRP/RS 07/09903;

    Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Unisinos e pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC);

    Docente na área de TCC em mais de dez estados brasileiros;

    Conferencista internacional com ênfase em Psicoterapias Cognitivas na Infância;

    Autora e Co-autora de diversas obras-referência na área das Terapias Cognitivas;

    Diretora Administrativa do InTCC/RS;

    Coordenadora do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais e do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência do InTCC;

    Diretora do Instituto TRI de Educação Socioemocional.

  • Neiva Tein de Souza

    Sócia-fundadora | Psicóloga | Professora | Supervisora

    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987). Especialização em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia. Especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais. Trabalha como psicóloga clínica desde 1990. Docente na área de Terapias Cognitivo-Comportamentais desde 2001. Professora e supervisora dos Cursos de Especialização em Terapias Cognitivo-comportamentais e Especialização em Terapias cognitivas na Infância e Adolescência do InTCC. Coordenadora do Centro de Desenvolvimento de Habilidades Sociais do InTCC e de Grupos de Treinamento e desenvolvimento de habilidades sociais. Coordenadora de grupos de estudos em Terapias Cognitivo-comportamentais e em Desenvolvimento de Habilidades Sociais. Tem experiência clinica e docente nas seguintes áreas: Psicologia clínica, Sexualidade Humana, Terapias Cognitivo-comportamentais, Treinamento em Habilidades Sociais.

  • Renato Caminha

    Diretor de Ensino | Sócio-fundador | Psicólogo | Professor | Supervisor

    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professor e supervisor do InTCC – Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Clínica Cognitivo Comportamental, atuando principalmente nos seguintes temas: violência doméstica, abuso sexual, maus-tratos, abusos infantis e sociobiologia.

Anterior
Próximo


  • Adriana Selene Zanonato

    Sócia-fundadora | Diretora de Comunicação | Psicóloga | Professora | Supervisora

    Adriana Zanonato é psicóloga clínica, especialista em Terapia Familiar e de Casais e em Terapia Cognitivo-Comportamental, sendo professora e supervisora junto aos Cursos de Terapia Familiar e de Casais em Terapias Cognitivo-Comportamentais do InTCC- Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar, de Porto Alegre e de vários Estados do Brasil. Co-coordena o Ambulatório e o Curso de Especialização em TCC na Infância e Adolescência dessa instituição. Adriana é certificada pela EMDRIA – International Association – e membro da EMDR-Brasil. Coautora dos livros  Trabalhando com crianças e suas famílias – Casos clínicos ilustrados” (2010). Trabalhando com crianças e suas famílias: Histórias Terapêuticas (2012) “De minha boca saem cobras e lagartos” e “A menina Aprisionada” (2013). “A Derrota dos Medos” (2016); “Toninho e a Poção da Falsa Felicidade” (2016).

     

     

  • Luiz Carlos Prado

    Sócio-fundador | Diretor Geral | Psiquiatra | Professor | Supervisor

    Luiz Carlos Prado é médico psiquiatra, especialista em Psiquiatria Infantil pela ABP, Terapeuta de Famílias e Casais e Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais, atuando como professor e supervisor dos Cursos de Terapia Familiar e de Casais e de Terapias Cognitivo-Comportamentais do InTCC – Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar, de Porto Alegre e de vários Estados do Brasil. Autor de “O ser terapeuta” (2002), “Amor e violência nos casais e nas famílias” (2004), “Entre a realidade e os sonhos – o desafio das famílias com bebês” (2006), coautor dos livros “Trabalhando com crianças e suas famílias – Casos clínicos ilustrados” (2010), Trabalhando com crianças e suas famílias: Histórias Terapêuticas (2012). Autor de “As múltiplas faces da Infidelidade Conjugal” (2012) e coautor de “De minha boca saem cobras e lagartos”; “A menina Aprisionada” (2013). “A Derrota dos Medos” (2016); “Toninho e a poção da falsa felicidade” (2016).

     

  • Marina Gusmão Caminha

    Diretora Administrativa | Sócia-fundadora | Psicóloga | Professora | Supervisora

    Psicóloga – CRP/RS 07/09903;

    Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Unisinos e pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC);

    Docente na área de TCC em mais de dez estados brasileiros;

    Conferencista internacional com ênfase em Psicoterapias Cognitivas na Infância;

    Autora e Co-autora de diversas obras-referência na área das Terapias Cognitivas;

    Diretora Administrativa do InTCC/RS;

    Coordenadora do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais e do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência do InTCC;

    Diretora do Instituto TRI de Educação Socioemocional.

  • Neiva Tein de Souza

    Sócia-fundadora | Psicóloga | Professora | Supervisora

    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987). Especialização em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia. Especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais. Trabalha como psicóloga clínica desde 1990. Docente na área de Terapias Cognitivo-Comportamentais desde 2001. Professora e supervisora dos Cursos de Especialização em Terapias Cognitivo-comportamentais e Especialização em Terapias cognitivas na Infância e Adolescência do InTCC. Coordenadora do Centro de Desenvolvimento de Habilidades Sociais do InTCC e de Grupos de Treinamento e desenvolvimento de habilidades sociais. Coordenadora de grupos de estudos em Terapias Cognitivo-comportamentais e em Desenvolvimento de Habilidades Sociais. Tem experiência clinica e docente nas seguintes áreas: Psicologia clínica, Sexualidade Humana, Terapias Cognitivo-comportamentais, Treinamento em Habilidades Sociais.

  • Renato Caminha

    Diretor de Ensino | Sócio-fundador | Psicólogo | Professor | Supervisor

    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professor e supervisor do InTCC – Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Clínica Cognitivo Comportamental, atuando principalmente nos seguintes temas: violência doméstica, abuso sexual, maus-tratos, abusos infantis e sociobiologia.

Anterior
Próximo

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESTE CURSO

Inscreva-se preenchendo
com seus dados o
formulário ao lado.