Cursos

Curso de Especialização em Arteterapia
Intervenções com Arte

O Curso

Apresentação:

ARTETERAPIA é uma maneira de trabalhar em prol da saúde global do indivíduo, utilizando elementos da arte, recursos expressivos, como instrumentos facilitadores da comunicação entre cliente e terapeuta. Para este fim, são utilizadas diversas linguagens e técnicas, dentro do universo do desenho, pintura, modelagem, música, poesia, dramatização, dança, e outras tantas.

Introduzida no Brasil pela sensibilidade de psiquiatras como Nise da Silveira, que souberam explorar o potencial estruturante da arte, a ARTETERAPIA ganhou espaço através dos anos e recentemente foi incluída como Prática Integrativa e Complementar em Saúde (PICS), pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 145/2017, tendo sido institucionalizada no Sistema Único de Saúde. Desta forma, a ARTETERAPIA se insere em consultórios particulares, em instituições de saúde e de educação, em empresas e comunidades, atendendo as mais diversas demandas: indivíduos, casais, famílias e grupos humanos.

 

Objetivo:

O curso de especialização em ARTETERAPIA visa preparar o profissional para intervir de modo profilático e/ou terapêutico, utilizando recursos expressivos, em diversos contextos, seja na área social, na saúde, educação, comunidades ou instituições, com indivíduos, famílias, casais ou grupos humanos. Fundamentado em sólida teoria, na experimentação e na prática supervisionada, o curso também propõe um trabalho direcionado ao self do terapeuta, possibilitando o desenvolvimento de seu potencial e autoconhecimento, estimulando sua criatividade e inovação.

 

Formato:

O curso se desenvolve ao longo de dois anos, com um total de 530 horas, incluindo 120 horas de estágio supervisionado. Compõe-se de uma parte teórica, percorrendo autores, abordagens e técnicas, uma parte vivencial, através de experiências com os mais diversos recursos expressivos, e uma parte prática, relacionada ao estágio supervisionado, além de contar com atendimento ao vivo em sala de espelho unidirecional, diferencial importante deste curso, pois o aluno assiste os atendimentos em diferentes situações: individual, casal, famílias e grupos.

 

Processo de Seleção:

Agendar um horário após preencher a ficha de inscrição no site para entrevista de seleção. Nesta entrevista as dúvidas do candidato serão esclarecidas. O candidato será avaliado por um dos coordenadores do Curso.

 

Certificação:

Ao cumprir todas as exigências do Curso, será conferido ao aluno o Certificado de Conclusão do Curso de Especialização em ARTETERAPIA – Intervenções com Arte – pelo InTCC e Certificado de Especialização do MEC – conferido pela CINTEP.

 

Horários:

As aulas regulares ocorrerão em um final de semana por mês, durante 24 meses, sábados e domingos. Os workshops e seminários complementares ocorrerão em dias e horários à combinar.

 

 

 

Solicitamos os seguintes documentos para efetivação da matrícula:

02 Fotos 3 x 4

02 Mini currículo

Diploma da graduação (uma cópia autenticada e uma cópia simples)

02 cópias do Histórico curricular da graduação

02 cópias do CPF

02 cópias do RG

02 cópias do Título Eleitoral

02 cópias do Comprovante de residência

 

Todos os documentos deverão ser entregues em duas vias na secretaria do InTCC.

Público Alvo

Profissionais das áreas das saúde, educação e humanas.

Horário

Aulas Mensais
Sábados: das 8:30h às 18h
Domingos: das 8:30h às 12:30h

Workshops, seminários e oficinas complementares terão seus horários divulgados com antecedência.

Datas

Início: 18 e 19 de agosto de 2018.

Reconhecido por

InTCC e FAMAQUI (reconhecido pelo MEC)

Duração do Curso

24 módulos mensais

Investimento

Matrícula: R$ 100,00
Mensalidade: 24x R$ 550,00

Supervisão: o aluno pagará R$ 50,00 por supervisão diretamente ao seu supervisor, quando estas iniciarem (na época do início dos estágios)

Local

InTCC
Avenida Chicago, 36 - Bairro Floresta
Porto Alegre/RS
90240-010
Ver no mapa






  • Alejandro Reisin

    Psicólogo | Professor

    Psicólogo (Matrícula nacional 27119/Argentina), Mestre em Gestão Educativa (UNSAM), Professor de Psicologia (UBA), Psicólogo Social (Esc. Dr. Pichón-Riviere), Músico e compositor, Co-fundador e co-diretor da Primeira Escola Argentina de Arteterapia (desde 1996), Fundador e Presidente do Movimiento Argentino de Arteterapia (N° de resolución en tramite) e Diretor de Carreira de Psicopedagogia do IES Nº 1, CABA. (2012-2015). Autor dos livros: Clínica del pensamiento arteterapéutico (2017); Poéticas del tiempo (2009); Educacion, salud y derechos (inédito); Arteterapia. Semánticas y Morfologías (2005); Creatividad, psiquismo y complejidad (2000); Subjetividad y estrés docente (2002) y Psicomúsica, en el arte, la pedagogía y lo terapéutico (1994). Coautoria nos livros: Arteterapeuta: um cuidador da psique: El arteterapeuta desde adentro (2011) y Revisitando a ética con múltiplos olhares (2005) (ambos organizados por TOMMASI, S. Vetor. São Paulo, Brasil.)

  • Aneron de Avila Canals

    Sócio-fundador | Diretor Clínico | Psiquiatra | Professor | Supervisor

    Médico Psiquiatra;

    Mestre em psicologia clínica;

    Especialista em terapia cognitivo-comportamental;

    Terapeuta certificado pela FBTC;

    Treinamento avançado em terapia racional emotiva comportamental;

    Diretor clínico do InTCC;

    Professor e supervisor dos cursos de especialização em terapia cogntivio-comportamental e de família e casais do InTCC;

    Coordenador do NCA – Núcleo do Comportamento Alimentar;

    Coordenador do NAPSE – Núcleo de Atendimento e Promoção de Saúde em Sexualidade e Gênero no InTCC.

     

     

  • Graciela René Ormezzano

    Professora

    Graduação em Educação Artística: Habilitação em Artes Plásticas /LP (UFRGS), Mestrado em Educação (PUCRS), Doutorado em Educação (PUCRS), Especialização em Arteterapia em Educação e Saúde (CÂNDIDO MENDES/RJ), Pós-doutorado em Arteterapia na Universidad Complutense de Madrid, Pós-doutorado em Artes Visuais (UESC). É líder do Grupo de Pesquisa Educação Estética e Imaginário, Membro fundador do Conselho Diretor da União Brasileira de Associações de Arteterapia (2005), Membro da International Society for education through art (2006-2015), Membro do CRI2i (Centre de Recherches Internationales sur lImaginaire) (2015), Membro da Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones (2017). Tem três teses de doutorado e mais de quarenta dissertações de mestrado orientadas e atuou como Professora titular III da Universidade de Passo Fundo (1999-2018). Atualmente atua como terapeuta no Espaço G7. Livros publicados:

    ORMEZZANO, G. R.; DITTRICH, M. G.; WORSIACK, R. R. (Orgs..) . Arteterapia, imagem e aspectos psicossociais. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2017. 312p .

    ORMEZZANO, G.R.; ARRUDA, L. Z. ; BARAZETTI, P. C. Leitura dos  desenhos de um serial killer: um relato de experiência. Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics, São Paulo, v. 6, p. 581-598, 2017.

    GONCALVES, C. B. C.; ORMEZZANO, G. R.; TONDO, T. (Orgs..) . Práticas integrativas na rede de atenção psicossocial: humanização e arteterapia. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2016. 335p.

    ORMEZZANO, G. R. Mito e metamorfose: o caso de Vitória. Educação, Sociedade & Culturas, Lisboa, v. 47, p. 175-189, 2016.

    GALLINA, F. S.; ORMEZZANO, G. R. Processos educativos estéticos no CAPS: uma cultura de paz. Interfaces: educação e sociedade, Rio de Janeiro, v. 2, p. 113-126, 2014.

    ORMEZZANO, G. R.; NEVES, S. M. (Orgs..). Práxis em arteterapia: vivências em educação e saúde. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2013. 214p .

    ORMEZZANO, G. R..(Org.) Marcas en el pecho: educación y arte con adolescentes en situación de alta vulnerabilidad social. Saarbrücken: Editorial Académica Española, 2012. 84 p.

    ORMEZZANO, G. R..(Org.) Educar com arteterapia: propostas e desafios. Rio de Janeiro: Wak, 2011. 244p.

    TOMMASI, S. B.; ORMEZZANO, G. R. (Orgs..). Envelhecer com sabedoria. São Paulo: Paulinas, 2010. 214 p.

  • Magda Pozzobon

    Psicóloga

    Psicóloga (CRP07/12183), Arteterapeuta e sócia da Associação de Arteterapia do Rio Grande do Sul (153/1017)

    Psicóloga clínica, com Pós-Graduação em Arteterapia (CENTRARTE), Especialização em Terapia de Famílias e de Casais (INFAPA) e em Terapias Cognitivo-Comportamental (INFAPA), formação em EMDR (INFAPA), Mestre em Terapia Familiar Sistêmica (UAB/Barcelona) e mestranda em Psicologia Clínica (UNISINOS).

  • Marcelo Prudente

    Psicólogo | Professor

    Psicólogo (Matrícula 17.098/Argentina) e Artista Plástico, Pós Graduação em Arteterapia (IUNA/Argentina), sócio fundador da Associação Argentina de Arteterapia, onde há anos desenvolve trabalho de Exploração e Investigação do Processo Criador. Especialista promoção de saúde e reabilitação. Docente e assistente de pesquisa em Arteterapia, processos de criação artística e sua relação com a saúde. Autor do livro e da obra pictórica Malvinas: Fantasmas da guerra. Atividades em grupos: Asociación Argentina de Arteterapia – Capítulo do livro: Arte y psiquiatría de A.P.S.A. (Assoc. Dos Psiquiatras argentinos).

  • Patrícia Cruz

    Pedagoga | Professora

    Pedagoga com Habilitação em Deficiência Intelectual (SMED/POA), Especialista em Arteterapia (FEEVALE), Consultora de Desenvolvimento Humano e Criatividade,  Professora do Curso de Especialização em Arteterapia (IERGS), Professora Convidada no Curso de Extensão Transtorno do Espectro Autista, Inclusão e Práticas Pedagógicas (PUC/RS), Professora na Rede Municipal de Ensino (SMED/RS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Aprendizagem, Especialista em Criatividade, Facilitadora de Grupos nos Processos de Criatividade e Desenvolvimento Humano.

  • Patricia Pinna Bernardo

    Psicóloga | Professora

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1982), graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (1980), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2001) e Pós-doutorado em Educação (sobre o tema: Arteterapia e Mitologia Criativa) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenadora, orientadora e professora da Pós-graduação em Arteterapia da Universidade Paulista, psicóloga e arteterapeuta – consultório próprio. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Arteterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia profunda, psicologia junguiana, arteterapia, recursos expressivos e mitologia de diversos povos.

Anterior
Próximo


  • Alejandro Reisin

    Psicólogo | Professor

    Psicólogo (Matrícula nacional 27119/Argentina), Mestre em Gestão Educativa (UNSAM), Professor de Psicologia (UBA), Psicólogo Social (Esc. Dr. Pichón-Riviere), Músico e compositor, Co-fundador e co-diretor da Primeira Escola Argentina de Arteterapia (desde 1996), Fundador e Presidente do Movimiento Argentino de Arteterapia (N° de resolución en tramite) e Diretor de Carreira de Psicopedagogia do IES Nº 1, CABA. (2012-2015). Autor dos livros: Clínica del pensamiento arteterapéutico (2017); Poéticas del tiempo (2009); Educacion, salud y derechos (inédito); Arteterapia. Semánticas y Morfologías (2005); Creatividad, psiquismo y complejidad (2000); Subjetividad y estrés docente (2002) y Psicomúsica, en el arte, la pedagogía y lo terapéutico (1994). Coautoria nos livros: Arteterapeuta: um cuidador da psique: El arteterapeuta desde adentro (2011) y Revisitando a ética con múltiplos olhares (2005) (ambos organizados por TOMMASI, S. Vetor. São Paulo, Brasil.)

  • Aneron de Avila Canals

    Sócio-fundador | Diretor Clínico | Psiquiatra | Professor | Supervisor

    Médico Psiquiatra;

    Mestre em psicologia clínica;

    Especialista em terapia cognitivo-comportamental;

    Terapeuta certificado pela FBTC;

    Treinamento avançado em terapia racional emotiva comportamental;

    Diretor clínico do InTCC;

    Professor e supervisor dos cursos de especialização em terapia cogntivio-comportamental e de família e casais do InTCC;

    Coordenador do NCA – Núcleo do Comportamento Alimentar;

    Coordenador do NAPSE – Núcleo de Atendimento e Promoção de Saúde em Sexualidade e Gênero no InTCC.

     

     

  • Graciela René Ormezzano

    Professora

    Graduação em Educação Artística: Habilitação em Artes Plásticas /LP (UFRGS), Mestrado em Educação (PUCRS), Doutorado em Educação (PUCRS), Especialização em Arteterapia em Educação e Saúde (CÂNDIDO MENDES/RJ), Pós-doutorado em Arteterapia na Universidad Complutense de Madrid, Pós-doutorado em Artes Visuais (UESC). É líder do Grupo de Pesquisa Educação Estética e Imaginário, Membro fundador do Conselho Diretor da União Brasileira de Associações de Arteterapia (2005), Membro da International Society for education through art (2006-2015), Membro do CRI2i (Centre de Recherches Internationales sur lImaginaire) (2015), Membro da Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones (2017). Tem três teses de doutorado e mais de quarenta dissertações de mestrado orientadas e atuou como Professora titular III da Universidade de Passo Fundo (1999-2018). Atualmente atua como terapeuta no Espaço G7. Livros publicados:

    ORMEZZANO, G. R.; DITTRICH, M. G.; WORSIACK, R. R. (Orgs..) . Arteterapia, imagem e aspectos psicossociais. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2017. 312p .

    ORMEZZANO, G.R.; ARRUDA, L. Z. ; BARAZETTI, P. C. Leitura dos  desenhos de um serial killer: um relato de experiência. Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics, São Paulo, v. 6, p. 581-598, 2017.

    GONCALVES, C. B. C.; ORMEZZANO, G. R.; TONDO, T. (Orgs..) . Práticas integrativas na rede de atenção psicossocial: humanização e arteterapia. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2016. 335p.

    ORMEZZANO, G. R. Mito e metamorfose: o caso de Vitória. Educação, Sociedade & Culturas, Lisboa, v. 47, p. 175-189, 2016.

    GALLINA, F. S.; ORMEZZANO, G. R. Processos educativos estéticos no CAPS: uma cultura de paz. Interfaces: educação e sociedade, Rio de Janeiro, v. 2, p. 113-126, 2014.

    ORMEZZANO, G. R.; NEVES, S. M. (Orgs..). Práxis em arteterapia: vivências em educação e saúde. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2013. 214p .

    ORMEZZANO, G. R..(Org.) Marcas en el pecho: educación y arte con adolescentes en situación de alta vulnerabilidad social. Saarbrücken: Editorial Académica Española, 2012. 84 p.

    ORMEZZANO, G. R..(Org.) Educar com arteterapia: propostas e desafios. Rio de Janeiro: Wak, 2011. 244p.

    TOMMASI, S. B.; ORMEZZANO, G. R. (Orgs..). Envelhecer com sabedoria. São Paulo: Paulinas, 2010. 214 p.

  • Magda Pozzobon

    Psicóloga

    Psicóloga (CRP07/12183), Arteterapeuta e sócia da Associação de Arteterapia do Rio Grande do Sul (153/1017)

    Psicóloga clínica, com Pós-Graduação em Arteterapia (CENTRARTE), Especialização em Terapia de Famílias e de Casais (INFAPA) e em Terapias Cognitivo-Comportamental (INFAPA), formação em EMDR (INFAPA), Mestre em Terapia Familiar Sistêmica (UAB/Barcelona) e mestranda em Psicologia Clínica (UNISINOS).

  • Marcelo Prudente

    Psicólogo | Professor

    Psicólogo (Matrícula 17.098/Argentina) e Artista Plástico, Pós Graduação em Arteterapia (IUNA/Argentina), sócio fundador da Associação Argentina de Arteterapia, onde há anos desenvolve trabalho de Exploração e Investigação do Processo Criador. Especialista promoção de saúde e reabilitação. Docente e assistente de pesquisa em Arteterapia, processos de criação artística e sua relação com a saúde. Autor do livro e da obra pictórica Malvinas: Fantasmas da guerra. Atividades em grupos: Asociación Argentina de Arteterapia – Capítulo do livro: Arte y psiquiatría de A.P.S.A. (Assoc. Dos Psiquiatras argentinos).

  • Patrícia Cruz

    Pedagoga | Professora

    Pedagoga com Habilitação em Deficiência Intelectual (SMED/POA), Especialista em Arteterapia (FEEVALE), Consultora de Desenvolvimento Humano e Criatividade,  Professora do Curso de Especialização em Arteterapia (IERGS), Professora Convidada no Curso de Extensão Transtorno do Espectro Autista, Inclusão e Práticas Pedagógicas (PUC/RS), Professora na Rede Municipal de Ensino (SMED/RS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Aprendizagem, Especialista em Criatividade, Facilitadora de Grupos nos Processos de Criatividade e Desenvolvimento Humano.

  • Patricia Pinna Bernardo

    Psicóloga | Professora

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1982), graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (1980), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2001) e Pós-doutorado em Educação (sobre o tema: Arteterapia e Mitologia Criativa) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenadora, orientadora e professora da Pós-graduação em Arteterapia da Universidade Paulista, psicóloga e arteterapeuta – consultório próprio. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Arteterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia profunda, psicologia junguiana, arteterapia, recursos expressivos e mitologia de diversos povos.

Anterior
Próximo

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESTE CURSO

Inscreva-se preenchendo
com seus dados o
formulário ao lado.